segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A IMPORTANCIA DO BACKUP

Qual a importância de se fazer backup?
Esta questão pode ser interpretada de outro modo: qual a importância de meus dados? Assim, deve-se pensar o que aconteceria com seu trabalho se o disco rígido do PC ou servidor estragasse e todos os arquivos lá armazenados fossem perdidos? Refletindo sobre estas perguntas você pode analisar a seriedade de um backup bem feito.



A seguir explanamos alguns assuntos importantes que vão ajudar quem deseja dar início a fazer backups.



O que é fazer backup?

É fazer uma cópia de todos os dados importantes do PC ou servidor para que, numa eventual perda dos dados originais (apagamento acidental, corrupção dos dados, acidentes naturais, queda de energia, HD queimado, entre outros), você possa restaurar esses dados (através do backup).




Quais arquivos devem ser feito backup?

A decisão sobre quais arquivos incluir no backup é muito pessoal. Tudo aquilo que não pode ser substituído facilmente deve estar no topo da sua lista. Antes de começar, faça uma lista de verificação de todos os arquivos a serem incluídos no backup. Isso o ajudará a determinar o que precisa de backup, além de servir de lista de referência para recuperar um arquivo de backup-. Eis algumas sugestões para ajudá-lo a começar:

•Dados bancários e outras informações financeiras

•Fotografias digitais

•Softwares1

•Músicas

•Projetos pessoais2

•Programas Espesíficos3

•Seu catálogo de endereços de e-mail

•Seu calendário do Microsoft Outlook

•Seus favoritos do Internet Explorer (ou outros browsers)

•Seus E-mails

Onde e como armazenar os dados backupeados?

Devem ser levados em consideração o volume de dados que precisam ser armazenados e a periodicidade de renovação do backup. A escolha da mídia dependerá desta análise. Alguns exemplos de mídias de armazenamento de backup: discos rígidos, CD/DVDs, pen drives, fitas magnéticas, servidor de armazenagem remoto acessado via FTP, etc.



É recomendável armazenar os backups em pelo menos dois lugares: um interno à empresa ou residência (por exemplo, um disco rígido em outro micro, acessível pela rede), que permita fazer uma restauração rápida (por exemplo, recuperar um arquivo que tenha sido inadvertidamente apagado) e outro que possa ser armazenado fora das dependências da empresa ou fora do computador do Usuário residencial (CD/DVDs, fitas magnéticas, etc), de maneira a deixar os dados a salvo de problemas físicos que destruam não só os dados originais, mas também o backup interno (furto, incêndio, etc).



Observações:

1 – Softwares ou programas instalados em seu computador nem sempre há a possibilidade de realizar backups dos mesmos. Pois sempre haverá a necessidade de re-instalar esses softwares quando o computador tiver seus dados apagados ou perdidos por qualquer circunstância.

2 – Projetos pessoais: Podem ser definidos como arquivos de textos (documentos do Word), planilhas do Excel, apresentações do PowerPoint, documentos e informações adquiridas na internet ou qualquer outra tipo de dado particular produzido ou adquirido por meios particulares pelo Usuário do computador.

3 – Programas Específicos: Qualquer programa de aplicações diversas usado pelo usuário sejam eles: Programas de Banco de Dados de qualquer tipo (Comercial, Médico, Rural, Banco, etc). Programas de Edições (Vídeos, Áudio, Imagens, etc).

4 – Seus e-mails: Existem duas formas de acessar os e-mails, a primeira e mais comum hoje em dia é através do webmail (Yahoo, Gmail, Hotmail, etc), desta forma seus e-mails e contatos sempre estarão salvos na internet. A segunda forma é utilizando um programa cliente de e-mail (Microsoft Outlook, Mozzila Thunder Bird, Incredmail, etc). Algumas pessoas optam por utilizar esses programas de e-mails instalados no computador para que possa ver os e-mails sem estar diretamente conectado a internet (off-line). Para realizar o backup desses contatos e e-mails é imprescindível que informe sobre a sua utilização ao Profissional em TI.

O profissional em TI, ou Técnico em Informática não é obrigado a saber que o Usuário utiliza ou em que pasta ficam salvos tais programas específicos e seus respectivos dados, assim como os e-mails e contatos. Para efetuar backup dos mesmos deve se informar ao Profissional que realizará serviços ou o próprio backup em seu computador e informações explicando a importância e a funcionalidade, assim como dados do fabricante do programa caso haja a necessidade de entrar em contato com os mesmos.

Conclusão:

Para ter uma satisfação garantida dos backups, o Usuário deve executar periodicamente seu próprio backup da forma que souber ou desejar. E mesmo assim quando houver a necessidade executar um serviço em seu computador por um profissional, informe-o sobre os itens listados acima para garantir um relacionamento entre o Usuário e o Profissional que realizará o serviço.

Mesmo assim há riscos se o Usuário não adquiriu o hábito de praticar seu backup periodicamente de perder seus dados, pois como explicado acima podem ocorrer diversos fatores que ocorram na perda de dados como: Vírus, apagar acidentalmente arquivos, queda de energia elétrica, mal funcionamento ou perda total de um disco rígido (hd), Existe a possibilidade de que uma falha não inutilize o disco rígido, mas que não seja possível o acesso aos dados do mesmo causando a perda desses dados impossibilitando sua recuperação.



Fontes:

http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/update/backup.mspx,
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3pia_de_seguran%C3%A7a

Sem comentários:

Enviar um comentário